quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quem ama


(foto: ima.dada.net/image/medium/300962.jpg)


Quem ama nada exige.
Perdoa sem traçar condições.
Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia.
Renuncia com alegria ao que mais deseja.
Não espera reconhecimento.
Serve sem cansaço.
Apaga-se para que outros brilhem.
Silencia as aflições, ocultando as próprias lágrimas.
Retribui o mal com o bem.
É sempre o mesmo em qualquer situação.
Vive para ser útil aos semelhantes.
Agradece a cruz que leva sobre os ombros.
Fala esclarecendo e ouve compreendendo.
Crê na Verdade e procura ser justo.
Quem ama, qual o samaritano anônimo da parábola do Mestre, levanta os caídos da estrada, balsamiza-lhes as chagas, abraça-os fraternalmente e segue adiante...
* * *
Xavier, Francisco Cândido; Baccelli, Carlos A.. Da obra: Brilhe Vossa Luz.Ditado pelo Espírito Alexandre de Jesus.






quinta-feira, 23 de abril de 2009

Amigos...Irmãos!

(foto: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/bety/default.asp?a=379&periodo=200807)

Sou filha única, nunca tive irmãos, mas devo dizer que nunca me senti sozinha se parar para pensar no que os meus amigos representaram e representam na minha vida.

O que seria da minha vida sem os meus amigos verdadeiros? Não tenho idéia, mas acho que já haveria “pirado”.
Sempre dei muito valor aos meus amigos, pois sempre senti e acreditei que a amizade é uma das maiores bênçãos que Deus nos concedeu.

É claro que já “quebrei a cara” em confiar em quem não merecia, mas não me arrependo de ter feito meu papel de amiga.

Hoje eu tenho poucos amigos verdadeiros quem valem por uma multidão, pois seus corações são imensos, mas tenho percebido, a cada dia mais, que tenho recebido por intermédio deles tantas alegrias, tanto apoio, tanta companhia, tanta felicidade , que se eu parar para pensar, devia me ajoelhar para agradecer !

Uma frase na hora certa, um conselho de irmão ou irmã que eu não tive, um convite pra viajar, pra ficar junto, pra comemorar a vida, uma mão pra segurar , um ombro pra chorar apoiado, horas e horas de terapia do riso, abraço fraterno, mensagem de carinho no celular, telefonema pra saber como estou, um elogio pra ganhar o dia, bronca pra não deixar eu cair de novo, dividir alegrias, ter em quem confiar de olhos fechados, alguém pra te acompanhar ao médico, nunca ser esquecida, alguém pra rezar junto, alguém pra te ensinar coisas , pra ajudar a controlar seu orçamento e achar junto a melhor saída, e muito , muito mais coisas que eu poderia escrever aqui.

Ter amigos tão maravilhosos é realmente um presente de Deus para mim.
Nos lembremos sempre de agradecer pelos amigos e retribuirmos a amizade, pois uma palavra amiga pode salvar o dia de alguém.

“Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, que nos amam, que nos atendem as necessidades... Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo... A amizade é uma dádiva de Deus... Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar a solidão!” (Chico Xavier)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Energia Vital


(Foto:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Chakras_et_kundalini.jpg)

Não sou especialista no assunto, apenas uma iniciante no estudo de práticas bioenergéticas. Porém, quero dividir com meus amigos leitores alguns aspectos importantes que tenho aprendido nos últimos tempos e que têm me ajudado a compreender um pouco como buscar o equilíbrio, que acredito, todos buscamos ter.

Então, em algumas das próximas postagens tentarei colocar alguns assuntos que falam sobre equilíbrio de nossas energias vitais. Hoje tentarei fazer um breve resumo sobre os chakras. E quando eu tiver mais referências sobre os assuntos aqui tratados, para quem quiser se aprofundar, com certeza as colocarei aqui.

Todos os dias passamos por vários tipos de vibrações. O dia-a-dia é repleto de vibrações boas e ruins nas quais estamos ininterruptamente inseridos, porém na maioria das vezes não percebemos. Para haver harmonia é preciso cuidar do que estamos vibrando.

Nossa mente trabalha com as mais diversas faixas vibratórias (freqüências), até porque nosso corpo foi criado para captar e processar todas essas energias. Esses receptores são os chakras, que só são visíveis por sensitivos (pois ficam no corpo etérico ou duplo etérico). Eles captam as energias que nos circundam no etérico, astral e mental e, como um transformador, a "convertem" pra um padrão que o corpo possa assimilar.

A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”.
Além da rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico exterior, todo ser humanos possui em seu corpo bioenergético uma rede sutil de canais (nadis) e centros de energia que são os chakras (chacras) , sendo que 7 deles são os mais conhecidos sendo que 5 delesestão alinhados ao longo da coluna vertebral, e os outros dois, um situado entre as sobrancelhas e o outro no alto da cabeça. Este último, o Chakra Coronário, é em geral maior do que os outros, sendo a sede dominante da consciência.

Estes pontos de energia, ou centros de força, como também podem ser chamados, regulam em nós aspectos intelectuais, emocionais, espirituais, distribuem energia vital para os nossos corpos sutis e físico, e, desta maneira trazem equilíbrio ao indivíduo.
As glândulas endócrinas – projeções físicas de cada um dos sete chakras – são sustentadas pelos padrões de energia oriundos de cada um deles a que estão relacionadas.

Cada chakra assemelha-se a uma flor cujas pétalas estão em movimento constante e harmônico.

Abaixo um resumo sobre cada um dos 7 principais chakras:


Chakra Básico - Rádico

Significado do Nome: Estrutura da base, fecundação.

Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este chakra anima a substância do corpo físico, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra.

Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira), sexo (procriação), longevidade e prazer.

Cor: Vermelho (varia para roxo ou vinho).

Chakra Esplênico

Significado do Nome: Lugar-Morada do Ser ou o "Fundamento de si próprio".

Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. Rege os rins, sistema reprodutor, circulatório e bexiga. As energias como a paixão, sensualidade e a criatividade são manifestadas através deste chakra.

Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir criatividade e relacionamento.

Cor: Laranja

Chakra Plexo Solar

Significado do Nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.

Localização: Localizado um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas. A área de influência deste chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.

Aspetos a serem compreendidos: Escolhas do que você quer. Individualidade e poder pessoal (como você se vê), sua identidade no mundo.

Cor: Amarelo dourado

Chakra Cardíaco


Significado do Nome: "Intocado" ou "O Som não produzido" (batidas do coração).

Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o chakra do coração, centro energético do amor.
A elevação das energias do chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade. As doenças do coração, sistema circulatório e sangue podem ser tratadas através deste chakra.

Aspectos a serem compreendidos: amor incondicional, compaixão, perdão, verdade e gratidão.

Cor: Verde

Chakra Laríngeo

Significado do Nome: Puro ou "Centro da Pureza".

Localização: Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.

Aspectos a serem Compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado de consciência.

Cor: Azul

Chakra do 3º olho ou frontal.

Significado do Nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Localização: Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária.

Aspectos a serem Compreendidos: Intuição (fenômenos paranormais) e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.

Cor: Índigo

Chakra Coronário

Significado do Nome: Chakra das Mil Pétalas.

Localização: Localizado no topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro.

Aspectos a serem Compreendidos: Iluminação.

Cor: Violeta

Em breve falarei algo sobre quais as maneiras, métodos, práticas para alinhamento de nossos centros de força.

fontes:

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Você já abraçou seu amigo hoje?



(Fonte: www.comunidade.cn/upload/escritofoto/73862.jpg)

A ação da amizade


“Vez que outra, é bom nos determos, por alguns minutos, para refletir um pouco sobre a ação da amizade em nossas vidas.

A amizade é o sentimento que une as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.

A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.

Inspiradora de coragem e de abnegação, a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.


Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!

O egoísmo afasta as pessoas e as isola.

A amizade as aproxima e irmana.

O medo agride as almas e as infelicita.

A amizade apazigua e alegra os indivíduos.

A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.


Na área dos amores de profundidade a presença da amizade é fundamental.

Ela nasce de uma expressão de simpatia e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.


Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.


Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.


Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.

Discreta, se apaga, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.

Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.

A amizade é fácil de ser vitalizada.

Cultivá-la, constitui dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra o êxito, se avança com aridez na alma ou indiferente ao enlevo da sua fluidez.

Quando passam os impulsos sexuais do amor nos cônjuges, a amizade fica.

Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.


A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões, dá-nos até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é a meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.”

Autoria: Redação do Momento Espírita

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Não sei...

(imagem: desconhecido)

Ontem estive conversando com a minha terapeuta (sim...eu faço terapia...rs) sobre o porquê que hoje em dia as pessoas tem tanto medo de se relacionar , de se entregar a alguém, de assumir compromissos, de amar alguém.

Tenho percebido na minha nem tão vasta experiência (pois também não sou tão velha assim..rs) que atualmente me parece que a grande maioria está deixando “a vida levar”. Não que isso seja de todo ruim, pois também não acredito que seja bom planejar cada passo e não deixar que o acaso coloque um pouco de tempero em nossas vidas.



Mas o que eu quero dizer é que há muito medo em se arriscar, em demonstrar afeto ao outro temendo ser ridículo, de acreditar no amor e na reciprocidade, no companheirismo, no que pode vir a ser bom em suas vidas.

Os relacionamentos são rápidos e superficiais, as pessoas têm medo de demonstrar os sentimentos , de dar intensidade aos momentos e realmente estar 100% com o outro. As desculpas são sempre as mesmas, olha, sabe, estou passando por uma fase, ou, não tem nada haver com você, ou, não quero te magoar, não quero me comprometer, etc.. Ou simplesmente, está tudo bem num dia e no outro não se tem mais notícias da pessoa.

“não sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”

Posso estar errada, nem de longe quero ser dona da verdade, mas, a vida não fica muito vazia assim? E onde fica a idéia de poder contarmos com alguém para nossas vidas? De dar colo, ter colo, de sair de mãos dadas por aí, de saber que o final de semana está chegando e você vai ter companhia para passear ou mesmo pra ficar em casa assistindo um filme e comendo pipoca. Planejar juntos, apoiar um ao outro, surpreender um ao outro, ficar emocionado.

Eu sou intensa, não sei viver nada morno em minha vida. Se eu não me emocionar, não fizer meu coração bater mais forte, não tem graça.

E quando saí da minha consulta ontem, me deparei com esta poesia maravilhosa no mural da clínica. Então vou dividi-la com vocês....



NÃO SEI... (Cora Coralina)



Não sei... se a vida é curta...



Não sei...

Não sei...



se a vida é curta

ou longa demais para nós.



Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,

se não tocarmos o coração das pessoas.



Muitas vezes basta ser:

colo que acolhe,

braço que envolve,

palavra que conforta,

silêncio que respeita,

alegria que contagia,

lágrima que corre,

olhar que sacia,

amor que promove.



E isso não é coisa de outro mundo:

é o que dá sentido à vida.



É o que faz com que ela não seja

nem curta,

nem longa demais,

mas que seja intensa, verdadeira e pura... enquanto durar.

domingo, 12 de abril de 2009

É dia de renascer.


Além de ovos de chocolate, almoço em família e coelhinhos, que têm um significado importante para a Páscoa, não podemos nos esquecer do significado maior desta data que foi a ressurreição de nosso Mestre Jesus.
A oportunidade que nos foi dada pelo filho de Deus, que com todo seu amor , deu sua vida para nos libertar, nos dar uma nova vida.

Vamos aproveitar hoje, para celebrar este renascimento. Vamos prestar mais atenção em nosso próximo, escutar mais, reclamar menos, amar mais, sentir todas as bênçãos que nos são oferecidas todos os dias e que, com a correria da vida moderna, nos esquecemos de agradecer.

Aproveite hoje e abrace sua família, converse com alguém que faz tempo que não vê, telefone para um parente distante, convide um amigo que está longe da família para passar o dia com a sua, beije seu filho, agradeça seus pais. Faça da Páscoa essa oportunidade tão maravilhosa de renascer, de recomeçar.

Boa Páscoa a todos!

sábado, 11 de abril de 2009

Todas as formas de Amor

Vida É o amor existencial.
Razão É o amor que pondera.
Estudo É o amor que analisa.
Ciência É o amor que investiga.
Filosofia É o amor que pensa.
Religião É o amor que busca a Deus.
Verdade É o amor que eterniza.
Ideal É o amor que se eleva.
Fé É o amor que transcende.
Esperança o amor que sonha.
Caridade É o amor que auxilia.
Fraternidade É o amor que se expande.
Sacrifício É o amor que se esforça.
Renúncia É o amor que depura.
Simpatia É o amor que sorri.
Trabalho É o amor que constrói.
Indiferença É o amor que se esconde.
Desespero É o amor que se desgoverna.
Paixão É o amor que se desequilibra.
Ciúme É o amor que se desvaira.
Orgulho É o amor que enlouquece.
Sensualismo É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente. (Chico Xavier)