quarta-feira, 12 de maio de 2010

Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. (Chico Xavier)

Quantas vezes a gente quer que as pessoas com as quais nos relacionamos sejam de um jeito que elas não são? Quantas vezes gostaríamos que elas tivessem simples atitudes ? Já pensaram nisso?

Bem, essas atitudes, gestos, por mais simples que sejam para nós, para o outro pode nunca ter atravessado sua experiência de vida. Ou seja, não faz parte do seu dia-a-dia, nem passa por seus pensamentos.
Assim também somos nós quando frustramos outrém com o pouco que ainda temos para ofertar e o muito que ainda precisamos aprender.

Precisamos ter consciência de que as pessoas geralmente não vão ter a compreensão do mundo, da vida , dos sentimentos, dos valores, das virtudes, tais quais as nossas. Alguns menos, outros mais. Importante saber que somos todos espíritos no início de suas jornadas , temos muito que caminhar.

O gesto de carinho, a atenção a quem te gosta, a amizade sincera, a prática do bem, e até mesmo o próprio sentimento de amar, tudo pode ser aprendido, adquirido, inserido em nosso modo de ser.
O orgulho, a indiferença, a insegurança e o medo, são fatores que retardam este aprendizado.

Portanto, compreendamos que cada um só pode dar o que tem. Aquilo que ainda não tem, não poderá ofertar.

Dê amor quem tem amor.
Dê compreensão, quem consiga compreender.

Sejamos todos humildes para saber que a estrada é longa, mas muitas são as oportunidades que nos são ofertadas todo dia para que andemos um passo adiante. Basta ficar atento e optar por estender a perna.


"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas..."