terça-feira, 21 de abril de 2009

Energia Vital


(Foto:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Chakras_et_kundalini.jpg)

Não sou especialista no assunto, apenas uma iniciante no estudo de práticas bioenergéticas. Porém, quero dividir com meus amigos leitores alguns aspectos importantes que tenho aprendido nos últimos tempos e que têm me ajudado a compreender um pouco como buscar o equilíbrio, que acredito, todos buscamos ter.

Então, em algumas das próximas postagens tentarei colocar alguns assuntos que falam sobre equilíbrio de nossas energias vitais. Hoje tentarei fazer um breve resumo sobre os chakras. E quando eu tiver mais referências sobre os assuntos aqui tratados, para quem quiser se aprofundar, com certeza as colocarei aqui.

Todos os dias passamos por vários tipos de vibrações. O dia-a-dia é repleto de vibrações boas e ruins nas quais estamos ininterruptamente inseridos, porém na maioria das vezes não percebemos. Para haver harmonia é preciso cuidar do que estamos vibrando.

Nossa mente trabalha com as mais diversas faixas vibratórias (freqüências), até porque nosso corpo foi criado para captar e processar todas essas energias. Esses receptores são os chakras, que só são visíveis por sensitivos (pois ficam no corpo etérico ou duplo etérico). Eles captam as energias que nos circundam no etérico, astral e mental e, como um transformador, a "convertem" pra um padrão que o corpo possa assimilar.

A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”.
Além da rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico exterior, todo ser humanos possui em seu corpo bioenergético uma rede sutil de canais (nadis) e centros de energia que são os chakras (chacras) , sendo que 7 deles são os mais conhecidos sendo que 5 delesestão alinhados ao longo da coluna vertebral, e os outros dois, um situado entre as sobrancelhas e o outro no alto da cabeça. Este último, o Chakra Coronário, é em geral maior do que os outros, sendo a sede dominante da consciência.

Estes pontos de energia, ou centros de força, como também podem ser chamados, regulam em nós aspectos intelectuais, emocionais, espirituais, distribuem energia vital para os nossos corpos sutis e físico, e, desta maneira trazem equilíbrio ao indivíduo.
As glândulas endócrinas – projeções físicas de cada um dos sete chakras – são sustentadas pelos padrões de energia oriundos de cada um deles a que estão relacionadas.

Cada chakra assemelha-se a uma flor cujas pétalas estão em movimento constante e harmônico.

Abaixo um resumo sobre cada um dos 7 principais chakras:


Chakra Básico - Rádico

Significado do Nome: Estrutura da base, fecundação.

Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este chakra anima a substância do corpo físico, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra.

Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira), sexo (procriação), longevidade e prazer.

Cor: Vermelho (varia para roxo ou vinho).

Chakra Esplênico

Significado do Nome: Lugar-Morada do Ser ou o "Fundamento de si próprio".

Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. Rege os rins, sistema reprodutor, circulatório e bexiga. As energias como a paixão, sensualidade e a criatividade são manifestadas através deste chakra.

Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir criatividade e relacionamento.

Cor: Laranja

Chakra Plexo Solar

Significado do Nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.

Localização: Localizado um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas. A área de influência deste chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.

Aspetos a serem compreendidos: Escolhas do que você quer. Individualidade e poder pessoal (como você se vê), sua identidade no mundo.

Cor: Amarelo dourado

Chakra Cardíaco


Significado do Nome: "Intocado" ou "O Som não produzido" (batidas do coração).

Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o chakra do coração, centro energético do amor.
A elevação das energias do chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade. As doenças do coração, sistema circulatório e sangue podem ser tratadas através deste chakra.

Aspectos a serem compreendidos: amor incondicional, compaixão, perdão, verdade e gratidão.

Cor: Verde

Chakra Laríngeo

Significado do Nome: Puro ou "Centro da Pureza".

Localização: Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.

Aspectos a serem Compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado de consciência.

Cor: Azul

Chakra do 3º olho ou frontal.

Significado do Nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Localização: Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária.

Aspectos a serem Compreendidos: Intuição (fenômenos paranormais) e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.

Cor: Índigo

Chakra Coronário

Significado do Nome: Chakra das Mil Pétalas.

Localização: Localizado no topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro.

Aspectos a serem Compreendidos: Iluminação.

Cor: Violeta

Em breve falarei algo sobre quais as maneiras, métodos, práticas para alinhamento de nossos centros de força.

fontes:

Nenhum comentário: