quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os cristais e o alinhamento dos nossos chakras



Como já comentei outro dia o corpo humano possui Sete Centros Principais de Energia, ou Chakras, cada um deles, um vórtice único de energia que engloba a energia Cósmica Universal e Espiritual, que sustenta e nutre toda a vida.

Porém, hoje, vou repassar alguns trechos de artigos que falam sobre o poder dos cristais e de como utilizá-los para o alinhamento e energização destes centros de força.

Os Chakras são estações receptoras, transformadoras e distribuidoras de diversas freqüências do prana (energia vital, energia que dá a vida). Eles emanam e absorvem energias vitais dos corpos sutis, do meio ambiente, do Cosmo e de outras fontes. Estão presentes nos corpos sutis e são ligados a glândulas e órgãos do corpo físico.

Se esses centros não atuam corretamente na captação e distribuição de energia, as glândulas e órgãos associados apresentarão funções debilitadas. Quando há disfunção na captação de energia em função do bloqueio de algum chakra, é preciso complementar essa deficiência fornecendo essa energia diretamente, para que não haja danos mais sérios nos outros Chakras, nos corpos sutis nem no corpo físico.

Todos os Chakras ficam sobrecarregados quando um chakra falha, e se algum bloqueio se dá por tempo prolongado, a sobrecarga nos outros Chakras pode gerar sérios problemas físicos, mentais e emocionais.

Todos trazemos de outras vidas marcas emocionais, registros de situações e até de doenças, que se instalam nos Chakras e corpos energéticos e podem ou não se cristalizar no físico e se manifestar na forma de doenças ou medos, fobias. Ao mesmo tempo, nesta vida vamos acumulando, nesse mesmo campo energético, pensamentos e sentimentos de agora, que podem criar novos desequilíbrios, ou se juntar aos antigos, originando as disfunções.

A terapia de alinhamento de Chakras com cristais busca trazer ao paciente o equilíbrio de seus Chakras, utilizando para isso os cristais, a cura prânica e a cromoterapia.

Os Cristais são usados há milhares de anos em trabalho de cura, para trazer equilíbrio e proteção. Os cristais curam holisticamente, isto significa que trabalham nos níveis físico, emocional, mental e espiritual do nosso ser. A estrutura cristalina dos cristais permite-lhes absorver, concentrar e transmitir energia eletromagnética sutil.

Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização. É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.

Método de Limpeza:
a) Pegue uma bacia de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio), coloque água, deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais.
b) Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto a uma chuva forte, desta maneira eles descarregam as energias negativas para a terra.
c) Pegue o(s) cristal(is) a serem limpos. Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.

Método de Energização:
a) Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais por alguns minutos.
b) Deixe os cristais expostos à luz solar,por no mínimo 24 hs
c) Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.
d) Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.
e) Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas) por algumas horas

Utilização dos Cristais:

http://www.edukbr.com.br/mochila/gifs/chacras.gif

Para se ativar qualquer chakras basta que se coloque a pedra sobre o seu chacra correspondente e a deixe ali atuando por um período de 15 a 20 minutos, mas é importante que não ultrapasse este tempo.

A seguir, um pequeno resumo a respeito dos chakras principais e nomes de alguns cristais e pedras preciosas relacionados com cada um deles.

Chakra Básico - Pedras Vermelhas

Este chakra situado na base da espinha dorsal, nem acima dos órgãos da reprodução, relaciona-se com a parte inferior do corpo, os pés, a ancoragem e os instintos físicos. Sua cor é o vermelho e as pedras associadas a ele são as vermelhas, marrons, cinzentas ou pretas. As pedras vermelhas estão relacionadas diretamente com o sangue e a circulação.

As pedras pretas são de proteção contra a negatividade.As pedras relacionadas a este chakra são: Rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada, magnetita.

Chakra Umbilical (sacro) - Pedras Laranja
Este chakra também chamado de esplênico ou do baço situa-se mais ou menos a 3 centímetros abaixo do umbigo e trabalha com nossa energia sexual. É responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir se distribuem pelo corpo. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga.
Sua cor é o laranja, assim como a das pedras que correspondem a ele: Cornalina, ágata marrom-alaranjada, âmbar.
Chakra do Plexo Solar - Pedras Amarelas

Este centro de força se localiza de 4 a 6 centímetros acima do umbigo, na região do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Controla toda a nossa energia emocional e é muito ligado ao eu individual. Fisicamente rege nosso aparelho digestivo. Associa-se diretamente ao pâncreas e as pedras associadas são: Topázio, quartzo rutilado, citrino, calcita amarela, fluorita amarela.

Chakra Cardíaco - Pedras Verdes ou Rosa

O quarto chakra situa-se na direção do coração, entre os dois mamilos. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração e nele se concentra a energia do amor e da devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões.

Sua cor é o verde e as pedras associadas a ele são as verdes (simbolizando a cura e a energia vital) ou cor-de-rosa (representando o amor): Turmalina verde (ou verdelita), turmalina melancia, amazonita, aventurina (ou quartzo verde), hidenita verde-maçã, malaquita, esmeralda, ônix verde-maçã, crisópraso, diopsídio, fluorita verde-mar, jade, peridoto, cunzita, rodocrosita, rodonita, cristal de quartzo rosa.

Chakra Laríngeo - Pedras Azuis

O quinto chakra situa-se na base da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Sua cor é o azul e as pedras são: Água-marinha, turquesa, sodalita.

Chakra Frontal - Pedras Azul-índigo
O sexto chakra encontra-se entre as sobrancelhas. Conhecido como o "terceiro olho" na tradição hinduísta, relaciona-se com a capacidade intuintiva e a percepção sutil. Sua cor é o índigo e as pedras associadas a ele são: Safira anil, Lápis-lazúli, azurita fluorita azul-acinzentada.

Chakra Coronário - Pedras brancas ou violeta

O sétimo chakra fica no alto da cabeça e liga-se ao padrão energético global das pessoas. Conhecido como o "chakra da coroa", é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina, e a tradição de coroar os reis, fundamenta-se no princípio de estimulação deste chakra, para que a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano seja dinamizada. Sua cor é o branco ou o violeta e as pedras são: Diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista, ágata branco-leitosa.

Fontes:

4 comentários:

SOL disse...

Adorei os ensinamentos sobre o alinhamentio de chacras...tinha vaga noção sobre o assunto e estou buscando me aperfeiçoar ...muito esclarecedor! solcrepa@hotmail.com

Helena disse...

Interessante, eu estou me aperfeiçoando em Cromoterapia e gostei da forma que foi colocado as cores das pedras em relação as situações vividas, a Terapia Holística tem esse poder de analisar as emoções, conflitos e traumas, investigar a causa, não o efeito. Gostei, Namastê! Lúcia.
lucia_helena_terapeuta@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigada pela informação. Tenho uma dúvida: o tamanho das pedras é importante no alinhamento ou qualquer tamanho serve?

Cristine disse...

O tamanho da pedra não importa, pode usar as pedras que tiver, só tomando cuidado para não machucarem ou pesarem demais na pessoa a ser tratada, claro.